5 Curiosidades sobre o cérebro – Quebrando mitos e confirmando fatos.

Utilizamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro? 10%
Não. O fato é confirmado por neurocientistas em todo o mundo. Através de imagens neurais funcionais, que medem a atividade cerebral, demonstra-se que até em pequenas tarefas, o cérebro ativa e utiliza múltiplas partes em conjunto.  Ao dirigir um carro, ao conversar, ao tocar um instrumento, ao estudar, ao trabalhar, não importa… você está usando todo o seu cérebro, e não apenas 10% dele, esqueça este mito!

O tamanho do cérebro está diretamente relacionado à inteligência?  cérebro2 Não. Se assim fosse, uma baleia cachalote estaria agora ocupando sua vaga na faculdade federal de medicina. A comparação do tamanho de cérebros entre os animais como forma de medir a inteligência é inadequada, pois a inteligência está mais relacionada com a complexidade do sistema nervoso do cérebro humano e não com o seu peso e tamanho.
Café vicia?
café2 Pode viciar. E o motivo é a cafeína que há no café. A cafeína é um eficaz estimulante do sistema nervoso central, e em doses regulares aumenta temporariamente a capacidade cognitiva, o foco, a atenção, além de promover sensação de bem estar. Estas alterações ocorrem, pois a molécula de cafeína inibe a adenosina de se ligar aos seus receptores, além de aumentar a probabilidade de disponibilidade de catecolaminas nas vias sinápticas, principalmente adrenalina e dopamina. Tomar altas doses de café pode gerar efeitos desagradáveis como: ansiedade, palpitação, nervosismo. Não é recomendado exagerar na dose.

O cérebro é cinza?
cinza Não, o que acontece é que as pessoas associam o termo “massa cinzenta” ao cérebro todo, mas isto é errado. Existe sim uma parte do nosso cérebro que os cientistas chamam de “massa cinzenta” que contém o córtex cerebral, parte nobre do cérebro responsável por alto processamento de informações.

Quanto mais novo, mais fácil aprender alguma habilidade? desenho Sim. Crianças expostas a estímulos ou influenciadas a aprender alguma habilidade, como tocar violão, irão desenvolver a habilidade com maior facilidade. Uma criança que aprende a tocar violão com 7 anos, certamente irá aprender mais rápido e desenvolver a habilidade do que um adolescente de 13 por exemplo. Isso acontece pois no cérebro ainda infantil, ocorre a poda neural. Imagine uma escultura de gelo. Para ter se tornado uma escultura de gelo, precisou ser lapidada para obter a forma desejada, antes era apenas um cubo de gelo. Assim funciona com o cérebro, principalmente na primeira década da vida. O cérebro vai eliminando sinapses desnecessárias e criando novas conexões e fortalecendo as que já existem de uma forma rápida e eficaz.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Flávio disse:

    Mano, muito bom seu site, pelo conteúdo e maneira de escrever, dei uma olhada e já deu pra aprender bastante coisa interessante. Parabéns e continue com o trabalho, sucesso

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s