O que é a ressaca?

ressaca blog

Depois de ingerir muito álcool e ir dormir, quem nunca acordou se sentindo… de ressaca?
O que muita gente não sabe é que você não precisa dormir para sentir os sintomas de uma ressaca,pois é um processo acumulativo. Após 6 ou 8 horas após consumir doses excessivas de álcool, vc já pode começar a sentir os sintomas de uma ressaca devido a sobrecarga hepática.

E o que acontece?

É simples, o fígado não possui enzimas que metabolizam o álcool, por isso ele transforma o álcool em acetaldeído (uma substância mais tóxica que o próprio álcool) e depois em ácido acético. E enquanto você bebe, o seu intestino absorve o álcool mais rapidamente do que o fígado faz essa metabolização. Ou seja, você está intoxicando o seu organismo. Por isso é recomendado comer enquanto se bebe, pois ao comer, você está obrigando o seu intestino a absorver outros nutrientes, tornando a absorção do álcool mais lenta.
Em paralelo acontecem também algumas reações no sistema nervoso central.
Algumas dessas reações que inicialmente nos fazem sentir bem, serão as mesmas reações que posteriormente nos trarão mal-estar.
Enquanto você bebe, sua hipófise libera vasopresina que consequentemente promove a
dilatação dos vasos sanguíneos e aumenta a produção de suor. Paralelamente há uma diminuição de glicose na circulação sanguínea e da concentração de água dentro do organismo devido a inibição do hormônio anti diurético (ADH), causando o efeito diurético.
Os sentidos começam a se alterar, havendo a liberação de neurotransmissores no sistema de recompensa cerebral, alguns diminuindo a atividade do córtex pré frontal, causando a desinibição tão conhecida dos bebedores inveterados. Também a alteração na produção de memórias, o cérebro já não consegue mais armazena-las efetivamente devido a desregulação fisiológica. A partir daí, você pode fazer coisas que só saberá se alguém lhe contar.

Enfim a ressaca.

E após altas quantidades de álcool e normalmente após tirar um cochilo, ela vem.
Seus sintomas mais conhecidos são:

* Enjôo

* Dor de cabeça

* Sede

A vasopresina liberada durante a bebedeira, estimulou o aumento da pressão e agora como consequência da dilatação dos vasos sanguíneos há a dor de cabeça, que normalmente vem acompanhada de tontura.
Como seu corpo liberou muita água, quando você está de ressaca, seu corpo encontra-se em um estado de desidratação, por isso a boca seca e aquela vontade louca de tomar água.
Já a “ressaca moral”, aquela vergonha, arrependimento ou sensação estranha em relação ao dia anterior, tem relação com as alterações no cortéx pré frontal, que agora está novamente ativo e funcionando normalmente, conseguindo discriminar as atitudes do dia anterior. É claro, isso quando você conseguiu formar memórias do dia anterior.

Recomendações para o dia da ressaca.

Não há milagres. Mas há formas de ajudar o organismo a se recuperar com maior eficiência.
Recomenda-se a ingestão de bastante água ou de repositores eletrolíticos. Também recomenda-se o consumo de carboidrato e o repouso. Agora não tem escolha, é esperar o seu organismo se recuperar e não exagerar na próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s