O cérebro produz sua “maconha” própria?

Para compreender corretamente essa questão, há a necessidade de saber algumas informações antes.

Em seu cérebro existem receptores específicos que recebem o encaixe perfeito da anandamida, uma molécula neurotransmissora produzida pelo nosso cérebro. Estudos comportamentais mostram que a anandamida está relacionada com diversas funções cerebrais importantes como a sensação de fome, padrões de sono, nível da dor e percepção das sensações. Diversos aspectos das funções da anandamida no cérebro, envolvem o sistema de recompensa cerebral. Os receptores nos quais a molécula de anandamida se encaixa perfeitamente são chamados de receptores cannabinóides, conhecidos como CB1 e CB2.

maconha

Figura: Thiago Marques Abelino, 2016.

 
Este nome “cannabinóide” é uma referência à afinidade deste receptor da anandamida com a molécula de thc. A molécula de thc (tetraidrocanabinol) nada mais é do que o princípio ativo da maconha. O thc por si só, mimetiza a anandamida, ou seja, imita o seu funcionamento ao se conectar aos mesmos receptores utilizados pela anandamida no cérebro. A partir de agora não fica difícil compreender a relação entre os efeitos experimentados pelos usuários de maconha, com os efeitos naturais da anandamida no cérebro. A diferença entre o funcionamento da anandamida e do thc no cérebro está relacionada à forma como cada um dos dois neurotransmissores é liberado no organismo. Ao fumar um cigarro de maconha por exemplo, a fumaça inalada segue pelas vias respiratórias e rapidamente alcança seus efeitos no cérebro. Já no caso da anandamida, por ser produzida pelo próprio cérebro, é ele quem controla sua liberação nas sinapses, ou seja, o cérebro libera sempre apenas a quantidade necessária para o funcionamento adequado das funções para qual a anandamida serve.
Então sim, o nosso cérebro de certa forma produz a própria maconha, sem a necessidade de sequer algum dia experimentar a planta cannabis. Porém como explicado anteriormente, não se deve ter uma visão recreativa da anandamida, pois ela é produzida pelo nosso próprio cérebro com o intuito de modular e regular diversos aspectos do comportamento e do funcionamento do sistema nervoso central, diferente do uso recreativo da cannabis sativa, na qual o usuário fuma para sentir os efeitos da droga e não para regular suas funções fisiológicas.

9 comentários Adicione o seu

  1. Muito legal! Parabéns pelo seu artigo, mas isso realmente funciona? Beijos, Amanda.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Amanda.
      Qual a sua dúvida especificamente?
      Espero conseguir sanar sua dúvida.
      Obrigado, e boa leitura sempre!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Samy disse:

    Esclarecedor … obrigada !

    Curtido por 1 pessoa

  3. Sinara disse:

    muito bom este artigo!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Vinícius Nunes disse:

    Olá, gostaria de saber onde no cérebro é produzido a Anandamida? existe alguma glandula que a produz? Onde exatamente ela é produzida?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Vinícius. A produção de anandamida ocorre a nível neuronal, sendo sintetizada no neurônio pós sináptico (ação retrógrada, diferente da ação de outros neurotransmissores), tendo uma ação mais específica nas áreas do cérebro que são responsáveis pela modulação do humor, do apetite, da dor e da memória. Interessante mencionar que a síntese da anandamida ocorre de uma forma um pouco diferente de outros neurotransmissores. A diferença ocorre pois a produção dessa substância acontece “sob encomenda” não sendo armazenada previamente em vesículas.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Wagner disse:

    Queria saber se a anandamida funciona contra ansiedade? Na ansiedade há uma super excitação do cérebro, será que ela daria conta de suprimir a ansiedade?

    Curtir

    1. Olá Wagner. É necessário dar uma pesquisada em estudos sobre o assunto para ter uma opinião concreta. Vou dar uma pesquisada sobre o tema e possivelmente postar algo a respeito. Obrigado pelo comentário.

      Curtir

Deixe um comentário